por Kleber Wilson
Sim, existe um jeito mais organizado e mais inteligente de estudar por listas de exercícios na reta final de preparo para o ENEM.
Eu conheci este método no ano de 2011, quando decidi seguir meu sonho de tentar medicina logo após me formar como engenheiro pela UFSCar.
Com a ajuda de um programa de computador e uma planilha, eu criei uma “Lista de Exercícios Inteligente” que funcionava através de 3 passos:
Desse modo, quanto mais exercícios dessa “Lista Inteligente” eu fazia, mais seguro eu ficava pois a lista sempre me levava para a direção certa.
Com esse método em mãos, comecei a me dedicar 2h por dia fazendo os exercícios, estudando e reforçando os conteúdos que eram apontados como minha dificuldade.
Como a “Lista Inteligente” organizava os meus estudos e mostrava diariamente o meu desempenho, também me senti seguro para manter meu emprego de engenheiro que tomava 8 horas do meu dia.
Diferente do último ENEM que eu tinha sido um dos últimos a terminar e estava suado de tão nervoso, aqui estava entre os primeiros a sair da sala com a prova completa e seguro que tinha feito o meu melhor.
Estava muito seguro pois:
1. Eu tinha feito mais de 1.400 questões para me preparar;
2. Consegui dominar a velocidade em que fazia as questões e aprendi a dividir melhor meu tempo para fazer uma prova;
3. Já sabia, antes mesmo de chegar na prova, quais eram os temas que eu teria mais facilidade e quais teria mais dificuldade;
O resultado desse preparo, você vê abaixo:
Fiquei muito feliz com a notícia da aprovação naquele dia e quase matei minha mãe de alegria (pela segunda vez).
O que me deixou também feliz é que este método não é algo que ficaria apenas para mim, mas algo que eu poderia aprimorar e compartilhar com outros alunos que estão se preparando para o ENEM.
Nos 5 anos seguintes eu conclui minha formação em medicina pela UFSCar, continuei aprimorando a Lista de Exercícios e assumi uma grande missão: compartilhar este método com estudantes de todo o Brasil para que a jornada deles rumo a aprovação pudesse ser mais leve e mais segura!
Criei um canal no Youtube para compartilhar o método de estudo através de exercícios, conquistei mais de 170 mil inscritos e 5milhões de visualizações e, finalmente lancei Lista Inteligente para que qualquer aluno pudesse acessar, batizada carinhosamente com o nome de Dudow.
Foi desse jeito que consegui acompanhar de perto histórias como a da Mariana, da Pietra e de muitos outros alunos que você pode acompanhar rapidinho abaixo:
Não mostro isso para me gabar.
Compartilho para provar um ponto: estudar por listas funciona, desde que você siga o caminho correto para avaliar seu desempenhoe progredir das questões mais fáceis para as mais difíceis.
Estudando desse modo você não precisa mais perder tempo precioso da reta final de preparo com aulões e listas de exercícios que nem tem chances de cair no ENEM.
Com a lista de exercícios inteligente você treina somente aquilo que é mais importante para o dia do ENEM.
E não é exatamente isso que você quer?
Após testar a ferramenta com mais de 3.000 alunos, sendo mais de 100 deles hoje com mais de 800 pontos no ENEM, você pode começar a estudar com ela ainda hoje, utilizando suas 3 ferramentas principais:
Sempre que fizer uma questão, você recebe o tempo ideal necessário para resolver aquela questão e o sistema marca quanto tempo você tomou.
Essa é uma das formas que a lista usa para criar a inteligência e apontar o que você tem mais ou menos dificuldades.
Quanto mais questões você faz, mais a lista salva os dados e indica pra você o que você ainda precisa melhorar ou revisar.
Além da visualização oficial da resposta correta, para cada questão você também pode ver comentários de outros alunos sobre a questão ou deixar seu próprio comentário para consultar depois.
Vai custar menos que uma parcela em um bom cursinho na sua cidade, aliás, vai custar talvez metade disso.
Pra você acessar a Lista Inteligente de Exercícios (Dudow) e ter um caminho claro para se reparar para a prova do ENEM.
Mas se você ainda está em dúvidas ou este valor está pesado pra você neste momento do ano, eu tenho uma proposta pra você:
Você só precisa de 20 dias para que o sistema de listas de exercícios inteligente do Dudow avalie suas questões e te aponte exatamente quais conhecimentos você não tem e precisa estudar para aumentar sua nota no ENEM.
E eu te garanto que em 20 dias você vai descobrir que este é o melhor método pra você.
Mas, se ao final dos 20 dias você ainda não conseguir perceber nenhuma melhora no seu rendimento ou nos seus estudos, basta enviar um e-mail para a nossa equipe ou uma mensagem no instagram que devolvemos todo o valor do seu investimento.
Assim você pode assinar e usar sem peso na consciência, ou o Dudow funciona pra melhorar o seus estudos ou você não precisa pagar nada para testar.
Então clique no botão abaixo, siga com a sua assinatura e comece agora a estudar de maneira prática, segura e organizada com a lista inteligente que indica o caminho para a sua aprovação.
Dentro da plataforma você terá acesso direto a ex alunos que já passaram todos os perrengues que você passou.
Você vai poder perguntar sobre métodos de estudo, sobre como lidar com a ansiedade no dia da prova e até tirar dúvida sobre questões específicas das provas anteriores que tem mais dificuldade.
Vai ser como estudar em uma grande mesa de ex vestibulandos que passaram pelos mesmos desafios que você e agora estão ali para te dar todo suporte.
No Dudow você aprende fazendo questões e com a redação não seria diferente. Através da nossa comunidade, você terá sua redação corrigida por dezenas de alunos ao mesmo tempo em que corrige a redação de outros alunos.
Quando você se coloca no papel de corretor olhando a redação de outra pessoa, você passa a organizar na sua cabeça o que pode ser melhorado e aprimorado em uma redação e dessa maneira passar construir um caminho mais claro para melhorar a própria redação.
Quanto mais você corrige e quanto mais comentários distintos você lê sobre a sua redação, mais afiado você fica para fazer uma redação excelente no dia do ENEM.
Lorem Ipsum é simplesmente uma simulação de texto da indústria tipográfica e de impressos, e vem sendo utilizado desde o século XVI, quando um impressor desconhecido pegou uma bandeja de tipos e os embaralhou para fazer um livro de modelos de tipos. Lorem Ipsum sobreviveu não só a cinco séculos, como também ao salto para a editoração eletrônica, permanecendo essencialmente inalterado. Se popularizou na década de 60, quando a Letraset lançou decalques contendo passagens de Lorem Ipsum, e mais recentemente quando passou a ser integrado a softwares de editoração eletrônica como Aldus PageMaker.
É um fato conhecido de todos que um leitor se distrairá com o conteúdo de texto legível de uma página quando estiver examinando sua diagramação. A vantagem de usar Lorem Ipsum é que ele tem uma distribuição normal de letras, ao contrário de “Conteúdo aqui, conteúdo aqui”, fazendo com que ele tenha uma aparência similar a de um texto legível. Muitos softwares de publicação e editores de páginas na internet agora usam Lorem Ipsum como texto-modelo padrão, e uma rápida busca por ‘lorem ipsum’ mostra vários websites ainda em sua fase de construção. Várias versões novas surgiram ao longo dos anos, eventualmente por acidente, e às vezes de propósito (injetando humor, e coisas do gênero).
Ao contrário do que se acredita, Lorem Ipsum não é simplesmente um texto randômico. Com mais de 2000 anos, suas raízes podem ser encontradas em uma obra de literatura latina clássica datada de 45 AC. Richard McClintock, um professor de latim do Hampden-Sydney College na Virginia, pesquisou uma das mais obscuras palavras em latim, consectetur, oriunda de uma passagem de Lorem Ipsum, e, procurando por entre citações da palavra na literatura clássica, descobriu a sua indubitável origem. Lorem Ipsum vem das seções 1.10.32 e 1.10.33 do “de Finibus Bonorum et Malorum” (Os Extremos do Bem e do Mal), de Cícero, escrito em 45 AC. Este livro é um tratado de teoria da ética muito popular na época da Renascença. A primeira linha de Lorem Ipsum, “Lorem Ipsum dolor sit amet…” vem de uma linha na seção 1.10.32.
Existem muitas variações disponíveis de passagens de Lorem Ipsum, mas a maioria sofreu algum tipo de alteração, seja por inserção de passagens com humor, ou palavras aleatórias que não parecem nem um pouco convincentes. Se você pretende usar uma passagem de Lorem Ipsum, precisa ter certeza de que não há algo embaraçoso escrito escondido no meio do texto. Todos os geradores de Lorem Ipsum na internet tendem a repetir pedaços predefinidos conforme necessário, fazendo deste o primeiro gerador de Lorem Ipsum autêntico da internet. Ele usa um dicionário com mais de 200 palavras em Latim combinado com um punhado de modelos de estrutura de frases para gerar um Lorem Ipsum com aparência razoável, livre de repetições, inserções de humor, palavras não características, etc.
Ao contrário do que se acredita, Lorem Ipsum não é simplesmente um texto randômico. Com mais de 2000 anos, suas raízes podem ser encontradas em uma obra de literatura latina clássica datada de 45 AC. Richard McClintock, um professor de latim do Hampden-Sydney College na Virginia, pesquisou uma das mais obscuras palavras em latim, consectetur, oriunda de uma passagem de Lorem Ipsum, e, procurando por entre citações da palavra na literatura clássica, descobriu a sua indubitável origem.